Céluas-Tronco
O vídeo explica o surgimento das células tronco através do processo de fecundação salientando que na fase da blástula, há células em sua maioria na superfície e algumas dentro boiando em um líquido e essas células que estão do lado de dentro são as denominadas células tronco embrionárias que o qual são as únicas que podem se dividir para formar os tecidos dos orgãos. Então diz que com isso existe uma investigação médica perante a essas células para a regeneração dos tecidos, e que através dessa pesquisa será possível a cura de doenças degenerativas e haverá sucesso em transplantes que hoje em dia são considerados ímpossiveis, além de relatar que talvez será possível através dessas células a criação de alguns orgãos em laboratórios futuramente.
As células tronco podem se classificar de acordo com o número de células que podem gerar: Totipotentes – podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes – podem produzir todos os tipos celulares do embrião menos placenta e anexos; Multipotentes – podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes – podem produzir células dentro de uma única linhagem; Unipotentes – produzem apenas um único tipo celular maduro.
São classificadas também como adultas que são extraidas dos diversos tecidos humanos, e embrionárias que só podem ser encontradas no embriões humanos e podem se classificar apenas por totipotentes ou pluripotentes. Podem ser obitidas através da clonagem terapêutica, do corpo humano e de embriões descartados, e é claro que após a extração são usadas na denominada terapia celular, que visa o tratamento de lesões ou doenças com células-tronco manipuladas em laboratório.
Há um polêmica ético-religiosa durante um dos processos de obtenção de células-tronco que é o metodo de retirada dessas células de seus embriões, e muitos assim afirmam que esse é um ato pecaminoso assim como o aborto por exterminar uma forma de vida.
Acredito que essas células serão usadas de maneira mais efetiva sim no futuro, pois os cientistas estão dedicados a esse estudo e sem contar que quando os mesmos alcaçarem seus objetivos, revolucionaram novamente a medicina porque através dessas células muitas doenças podem ser curadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Acho que seria importante que tu destacasse que quando as células troncos são retiradas do embrão, este tem poucos dias de desenvolvimento e que na maioria das vezes ele acaba por falecer, e por isso há a discussão ético-polêmica, porque a igreja considera que os embriões ja são seres vivos e que não podem ser sacrificados.
ResponderExcluirno comentário acima eu errei, a discussão é ético-RELIGIOSA
ResponderExcluirBelo artigo, explicaste muito bem as classificações das células-tronco. Concordo plenamente contigo que no futuro as células serão usadas de maneira mais efetiva, pois hoje ainda é um assunto novo e desconhecido gerando duvidas e polêmicas que só irão desaparecer através de resultados positvos.
ResponderExcluirSoube descrever muito bem o que vimos no filme de forma resumida e objetiva.
ResponderExcluirMesmo sendo católico nesse ponto estamos pecando porque podemos salvar muitas vidas com as células-troncos.
Muito bom teu artigo,citou as classificações das céluulas-tronco resumidamente e com objetividade.Parabéns.
ResponderExcluir