quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comentários em:

http://philipp1994.blogspot.com
http://lucaslunardelli.blogspot.com
http://lucasmr-vlk.blogspot.com

Tarefa 1

Ecologia
A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição e abundância.
-População: Conjunto de uma espécie em um ambiente
-Comunidade: Cinjunto de duas ou mais especies em um ambiente
-Ecossistema: Conjunto foramado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
-Habitat: Lugar onde vive a espécie
-Nicho Ecológico: Relações da espécie com o ambiente
-Biomas: São os grandes ecossistemas terrestres
Pesquisa: A Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A maior parte da fauna amazônica é composta por animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros. Não ocorrem animais de grande porte, como nas savanas. Nas copas, entre as aves encontram-se papagaios, tucanos e pica-paus e, entre os mamíferos, morcegos, roedores, macacos e marsupiais. O clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador, com poucas variações de temperatura no ano.

Genética
Área da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
-DNA: O ácido desoxirribonucleico, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.
-RNA: O ácido ribonucleico, é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.
-Híbrido: Designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis.
-Gen: É a unidade fundamental da hereditariedade, que é formado por ácidos nucleicos contendo informções geneticas
Pesquisa: Em 1864, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido no início do século XX.


Citologia
Estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos.
-Célula: É a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos, ou seja, da forma e tem funções funcionais. Podem ser eucariontes e procariontes.
-Eucariontes: Possuem carioteca individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
-Procariontes: A sua principal característica é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho.
-Carioteca: Membrana que reveste o núcleo
-Citoplasma: é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e a carioteca em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular
-Membrana plasmática: é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas.
Pesquisa: O cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) a partir da utilização de um microscópio, que possuía duas lentes sobrepostas e colocadas dentro de um tubo metálico, realizou uma análise em um pedaço de cortiça e conseguiu visualizar cavidades dispostas na cortiça e a nomeou de células, mas na verdade essas eram células vegetais mortas. No século XIX, o botânico escocês Robert Brown (1773-1858) desvendou um reduzido corpo dentro de diversos exemplares de células, chamado por ele de núcleo. Em 1839 o zoólogo alemão Theodor Shwann (1810-1882) utilizou o mesmo conceito para aplicação aos animais, dando início a teoria celular de Shwann e Shleiden, afirmando assim que todos os seres vivos, animais ou não, são concebidos por células.


Embriologia
A embriologia é a ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada. Considerando-se o desenvolvimento humano, este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
-Espermatozóides: É a célula reprodutiva masculina de todos os animais.
-Ovulo: É a célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao zigoto.
-Zigoto: É o produto da reprodução sexuada.
-Reprodução sexuada e assexuada: A sexuada envolve a união de dois gametas(feminino e masculino), enquanto a assexuada ocorre sem a intervenção de gametas.
-Cromossomo: É uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.
Pesquisa: Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. A trissomia 21 é a presença duma terceira cópia do cromossoma 21 nas células dos indivíduos afectados. Outras desordens desta síndrome incluem a duplicação do mesmo conjunto de genes. A síndrome de Down pode ocorrer em todas as populações humanas, e efeitos análogos foram encontrados em outras espécies como chimpanzés e ratos. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos.


Evolução
Estuda o processo de mudança das características dos seres vivos ao longo do tempo.
Darwinismo: Se baseia no processo de seleção natural, que diz que indivíduos com características mais favoráveis têm mais chances de viver do que aqueles indivíduos com condições menos favoráveis. E que se essas características apresentam uma base genética, essa característica será passada para a geração seguinte com sua freqüência aumentada. Com o passar do tempo essas adaptações pode gerar uma suposta evolução da espécie.
Lamarckismo: Se baseia na lei do uso e desuso. Segundo esta lei, os organismos desenvolvem seus órgãos segundo suas necessidades e outros se atrofiam decorrentes do desuso. Lamarck procurava explicar características no organismo que podem sofrer adaptações por impulsos internos a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente.
Neodarwinismo: A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. Esta teoria baseia-se em quatro processos básicos da evolução: mutação, recombinação, genética, seleção natural, isolamento reprodutivo.
Pesquisa: Cientistas de todo mundo continuam a buscar informações a cerca das origens e da evolução do homem. A procura do elo perdido - o tão procurado espécime que dividiria características de primatas e de humanos - envolve grandes números de pesquisadores. Ao mesmo tempo, a ciência tem apontado para vários elos perdido, uma vez que cada hominídeo que for descoberto com idade aproximada de 4,4 milhões de anos pode ser reconhecido como novo elo na cadeia de evolução.


Relação com a minha vida
De uma maneira geral, todas essas areas citadas acima estão relacionadas com a minha vida. No caso da ecologia, o que esta presente são cada paisagem natural o qual presenciamos como por exemplo: campos, florestas, dunas; que se dão o nome de biomas. Outro fato relacionado a ecologia são os seres ao nosso redor também, por maiores ou menores que sejam, ou seja, tudo que esta presente da natureza engloba a ecologia.
A presença da genética ja esta na questão de testes de DNA e exames do sangue o qual estão contidos na medicina e desde que foi descoberta foi usada muito nessa área ajudando a entender o porque de certas doenças acontecerem e o porque de algumas dessas doenças serem hereditarias, e tambem tem muita influência em transfusoões de sangue por exemplo pois graças a genética os médicos tem conhecimento do tipo sanguíneo que deve ser doado.
O que tem de presente no meu dia-a-dia em relação a citologia é que tudo que é ser vivo inclusive eu, é constituído de células que ajudam no funcionamento de certos orgãos e dão forma aos seres. Esse estudo ajudou a descobrir as células-tronco que ajudam cada uma, uma parte do organismo e em alguns casos pode ser reaproveitada em um individuo que perdeu um certo movimento por exemplo.
A embrilogia nos explica como é o processo de origem de um individuo seja planta ou animal falando de todas etapas que ocorrem durante a fecundação para se originar um ser até o seu nascimento. Sendo assim estamos envolvidos nesse processo também embora que em algumas espécies o tempo seja diferente. Explica como nascemos.
A teoria da evolução me ajuda a entender como o homen se originou, mostrando suas fases antes de tornar-se o chamado homo-sapiens a espécie em que nos encontramos nos dias de hoje e ainda busca mais respostas da nossa evolução tentando explicar adaptações que podem ocorrer e que ocorreram com os seres vivos ao decorrer de milhões de anos, usando como referêcia a teoria de Darwin conhecida também como Darwinismo.